O Fenômeno do Suicídio de Pastores
Nos dias atuais vem ocorrendo episódios de suicídios com uma intensidade alarmante nos diversos segmentos sociais e entre pessoas dos mais diferentes níveis sociais e profissionais, e o que nos tem causado assaz preocupação é o crescente número de suicídio de pastores e de familiares de pastores, nas diversas denominações. Isto está tomando uma proporção tão inquietante a ponto de alguns órgãos da imprensa já est chamando estes episódios de “onda de suicídios”.
Nas páginas do livro pretendemos não apenas demonstrar os motivos desencadeadores do suicídio, mas um arrazoado de ideias e teorias acerca do suicídio à luz do pensamento de alguns teóricos e à luz do que nos diz a Bíblia sobre o assunto, e a nossa expectativa é que com isso estejamos oferecendo às nossas igrejas e suas lideranças subsídios muito significantes e ferramentas eficazes para o enfrentamento deste fenômeno que vem gerando, como nunca dantes visto, afligente expectação no seio da igreja desta contemporaneidade.
Sobre o autor
Manoel Dias de Oliveira é pastor batista, com vinte e cinco anos de ministério; bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Fluminense/RJ.
Mestre em teologia e Filosofia da religião (Th. M.) e doutor em Teologia (Th. D.) pela faculdade avançada de teologia de São Paulo
Pós-graduado em psicanálise clínica
Formado pela escola superior de psicanálise clínica do Rio de Janeiro
Evangelista e conferencista internacional
Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade de educação batista nacional, em Belo Horizonte, e de pós-graduação da Faculdade Teológica do Estado do Espírito Santos, em Vitória.